Outros Exames
Mapeamento Retiniano
O mapeamento de retina é um exame em que o oftalmologista consegue observar o gel do olho (humor vítreo), o nervo óptico, vasos sanguíneos e o tecido do olho responsável pela captação das imagens, podendo detectar alterações e permitir a indicação do tratamento. Com o exame, é possível detectar de forma precoce as principais alterações da retina ou doenças oculares em geral, de forma que o tratamento seja feito rapidamente, evitando-se complicações, como a perda da visão.
Como é feito o exame?
O mapeamento de retina é um exame feito durante a consulta com o oftalmologista e não provoca dor. Para a sua realização, utiliza-se um aparelho chamado oftalmoscópio binocular indireto e lentes acessórias. Em seguida, é projetado um feixe de luz no fundo do olho, permitindo que o médico possa observar a região.
Quando é indicado?
O mapeamento de retina deve ser feito com maior frequência nos casos em que existem maiores chances de ter alguma alterações na retina, como:
- Pessoas com mais de 50 anos;
- Portadores de doenças crônicas como pressão alta, diabetes ou doenças reumatológicas;
- Pessoas com miopia;
- Pessoas que utilizam remédios que podem ser tóxicos para a retina, como cloroquina, clorpromazina, tamoxifeno ou isotretinoína;
- Antecedentes familiares, ou pessoais, de descolamento da retina;
- Após traumas ou lesões oculares.
CLUBE DE DESCONTOS
Clube de Descontos RT Médicos
Aqui na RT Médicos nós temos o Clube de Descontos com mais benefícios para sua saúde. O nosso clube dá direito a consultas com nosso clínico e a 8 consultas com médicos especialistas + retorno em 15 dias.
Gostaria de receber uma ligação?